
Por: Lizane Lauermann – CEO da Vivva Marketing
Você provavelmente tem um perfil do seu negócio no Instagram, mas você está explorando todas as possibilidades dessa rede social para ter uma presença online relevante com sua empresa?
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de perfis comerciais, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e também é um dos queridinhos dos brasileiros. Por aqui, são mais de 120 milhões de perfis, o que torna o Brasil o terceiro maior em número de usuários.
Esses números representam uma grande oportunidade para as empresas reforçarem suas marcas e seu relacionamento com seu público para venderem e buscarem novos clientes.
Mas, para ser lembrado, é preciso ser visto e ir além! Fazer sucesso no Instagram é muito mais do que postar conteúdo e divulgar produtos. É preciso planejamento de marketing, postagens relevantes e estratégias.
Então, siga com a gente neste conteúdo que vamos te mostrar como aproveitar o Instagram para melhorar o engajamento da sua empresa na rede social.
É válido usar o Instagram para negócios?
Se você tem alguma dúvida, pense comigo: quantas vezes por dia você acessa a rede? O que mais visualiza? Busca por marcas? Já fez alguma compra que teve como origem um post no Instagram?
Como já vimos no começo deste texto, o aplicativo é um dos preferidos dos brasileiros. Tanto que mais de 90% dos usuários dizem acessar o Instagram pelo menos uma vez por dia.
Os dados mostram que 82% dos usuários seguem marcas na rede social. E isso é uma informação muito importante, pois se o público já segue, o que você precisa fazer é chamar atenção para que a sua marca esteja entre as preferências, sendo inspiração, proporcionado assuntos interessantes e aproximando o público das suas paixões.
As possibilidades para fazer isso são inúmeras. Você pode usar fotos, vídeos, stories, reels e usar aba para comprar direto no Instagram.
Fique com a gente até o fim deste texto e veja 15 dicas para tornar o seu Instagram mais atrativo. Faça com que o aplicativo traga bons frutos neste ano que está iniciando. Boa leitura!
1. Redes sociais são sobre pessoas
Primeiro de tudo: não tente inventar a roda. Instagram é uma rede social e as redes sociais são feitas por e para pessoas. Então, o mais importante é você fazer o básico bem feito. Não adianta criar postagens diferenciadas e campanhas com altos investimentos se você não responder as perguntas feitas nos posts, nos stories ou no direct, por exemplo, ou deixar o perfil desatualizado.
O Instagram é uma rede social de relacionamento e você deve manter justamente isso: relacionamento com o seu público-alvo. Na sequência, você verá como fazer isso.
2. Profissionalize o seu perfil
Ao entrar no perfil da sua empresa, o usuário deve ter as principais informações da marca disponíveis de forma breve e objetiva. Pode parecer simples, mas ainda muitas empresas não têm preenchido seu perfil no Instagram. Ter cuidado nesse aspecto transmite uma imagem de profissionalismo.
O espaço da bio (abreviação de biografia) não é muito grande, por isso, as informações que estiverem ali devem ser impactantes. Vale utilizar emojis e, se você possui uma hashtag, destaque-a na bio também, assim como horário de atendimento e informações de contato.
A biografia é o único lugar no seu perfil que permite a inserção de um link clicável. Então, insira o link de maior relevância, como o seu site, por exemplo. Mantenha todas as informações sempre atualizadas.
3. Conheça o seu negócio e os seus clientes
Para se comunicar bem, você precisa conhecer bem o seu negócio. Tenha definida a visão, missão e valores da sua empresa, saiba onde está e onde quer chegar. Isso ajudará no planejamento do conteúdo e da linguagem a ser utilizada.
Da mesma forma, você precisa engajar o público e nada melhor do que conhecê-lo bem para fazer isso dar certo. O seu público-alvo é para quem você quer falar, engajar e vender. Faça um exercício de responder a esses questionamentos: quem são essas pessoas, onde moram, qual a faixa etária, sexo, profissão? É um público diverso ou mais específico?
A partir dessas respostas, defina a sua persona, criando um personagem do seu cliente ideal. Faça isso com detalhes: dê nome, defina idade, sexo e profissão; descreva-a fisicamente; cite quais são seus interesses; qual é a sua rotina; quais são suas dores; quais são seus sonhos; o que a deixa feliz; o que a incomoda e como ela se comporta na sociedade.
Isso é essencial para desenhar a sua estratégia. Com essas respostas, você terá mais facilidade de pensar em como resolver problemas, dar esperança, criar soluções e realizar sonhos. Com isso, fica bem mais fácil vender, certo?
4. Frequência e horário das postagens
Essa é uma dica muito importante. O Instagram possui uma frequência maior de veiculação. Procure atualizar os stories diariamente, para mostrar que você está sempre na ativa. No feed, busque publicar ao menos três vezes por semana.
O horário da publicação também merece atenção. Poste seus stories diários em horários diferentes, como 9h, 12h, 16h e 19h, para manter seus seguidores sempre atualizados. Poste suas publicações do feed em horários de maior acesso, como 12h e 18h. Para que isso seja possível, utilize o apoio da ferramenta Meta Business Suite e agende todas as publicações.
Você também pode testar os horários que funcionam melhor para você. No período da manhã, publique conteúdos com mais dados e informações e à tarde e noite dê preferência a assuntos mais leves e memes. Acompanhe por oito semanas e veja o que funciona melhor para você.
5. Pilares de conteúdo
Uma estratégia de conteúdo consolidado necessita de pilares bem definidos, é assim que uma marca conquista autoridade nas mídias sociais, com constância e consistência. Uma maneira de simplificar esse processo é separar os conteúdos em três tipos: institucional, informação e relacionamento.
Na parte institucional, publique conteúdos que apresentem você, a empresa, os seus serviços, os projetos oferecidos e os seus diferenciais. Quanto à informação, dê dicas simples, práticas e didáticas sobre sua profissão, seus serviços e o mercado de trabalho do seu setor. Em relacionamento, poste fotos e vídeos da rotina de trabalho, dos atendimentos, tire dúvidas de clientes, publique também feedbacks/depoimentos de clientes e memes.
Se você conseguir seguir essa dica, terá mais facilidade para definir e planejar o conteúdo. Concorda?
6. Defina uma rotina
Outra coisa que ajuda muito no planejamento dos conteúdos é ter uma rotina. Avalie o tempo que você tem para produzir e quanto consegue fazer por dia, semana ou mês. Faça o planejamento com um mês de antecedência para você não se perder e manter a constância.
Para isso funcionar melhor, crie um calendário editorial, escolhendo um dia para cada tema. Por exemplo: toda segunda-feira publique um story com caixa de pergunta (relacionamento); nas terças-feiras poste reels com produto (institucional); nas quartas-feiras faça um carrossel com dicas (informação); nas quintas-feiras publique vídeo nos stories respondendo perguntas (relacionamento); nas sextas-feiras fale sobre seus serviços (institucional); reserve material mais leve e pessoal para o fim de semana.
Pode dar um pouco de trabalho no começo, mas depois que você pegar o jeito e estiver com o calendário ajustado, isso será automático e vai facilitar muito todo o processo.
7. Conteúdo de qualidade e linguagem
Essa parte é muito importante. O Instagram é uma rede social visual, ou seja, as imagens e os vídeos são os protagonistas. Então, trabalhe com imagens de boa qualidade. Tenha atenção no enquadramento das fotos e dos vídeos e à harmonia da imagem, como a disposição de produtos e objetos. Escolha bem os cenários, com boa iluminação e varie no estilo de fotos, poses e ambientes. Isso deixará o perfil mais atrativo e sempre com novidades. Nos vídeos, fique atento também à qualidade dos áudios.
A linguagem que você usa também deve ter um padrão. Lembra que falamos sobre conhecer o seu negócio e o seu público-alvo? Então, se a sua marca e o seu público são mais conservadores, use uma linguagem mais objetiva, com tom de seriedade. Prefira mais cards, vídeos elaborados e carrosséis informativos. Mas se são mais divertidos, prefira uma linguagem alegre, leve, com pegada de humor. Neste caso, você pode usar emojis, memes, trends, dancinhas, etc.
Criatividade e autenticidade são fundamentais. Tudo isso criará uma identidade para o seu perfil.
8. Converse e crie conexões com o seu público
Mais uma vez, lembre-se que as redes sociais são pautadas no relacionamento. Não adianta ter conteúdos incríveis e a marca ser antipática na internet. Por isso, tire sempre um tempo para responder comentários, mensagens por direct e reposte stories quando for marcado por alguém.
Assim, você estará construindo um relacionamento com o seu público. É isso que vai fazer com que ele te dê credibilidade. Essa atenção com os consumidores traz também outros benefícios, como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor e receber feedbacks. Além disso, você pode criar interações em stories com enquetes, perguntas e testes.
Quanto mais seu público sentir que faz parte do seu dia a dia, mais engajado com o seu perfil ele será.
9. Invista em tráfego pago
As publicações sempre geram engajamento de forma orgânica, ou seja, sem investimentos, mas pense que em algum momento é importante investir em anúncios no Instagram. Isso pode ser previsto no seu planejamento e podem ser publicações específicas, como uma promoção ou o lançamento de algum produto, por exemplo.
Porém, isso precisa ser feito com estratégia, apenas impulsionar, de forma aleatória, sem pensar no público, na abrangência e no valor a ser investido, provavelmente não trará os resultados esperados.
Ao ter uma estratégia bem definida, a publicação chegará de maneira mais eficiente ao seu público-alvo, o que vai gerar mais resultados.
10. Acompanhe as métricas
O perfil profissional do Instagram permite a visualização de diversas métricas. Você pode monitorar o número de pessoas que foram alcançadas pelo conteúdo, entre elas seguidores e não seguidores. Você também consegue ver o total de interações, como curtidas, comentários e compartilhamento da publicação.
Com essas informações, você pode avaliar o que funciona melhor para o seu público. Lembra que falamos sobre fazer testes? Vá testando, entendendo seus consumidores e, com isso, melhore o seu conteúdo, formato, horário de publicação, etc.
Acompanhe também as atualizações do Instagram. Elas trazem novas funcionalidades que você pode usar para gerar conteúdos novos e diferentes.
Avaliar dados, informações e ficar ligado nas novidades sempre são boas estratégias em tudo o que você fizer.
Comece agora mesmo
Gostou das dicas? Provavelmente você já utiliza alguma delas. E se você está começando, não tem problema, logo você se familiariza com todas as ferramentas do Instagram.
Veja que o que conversamos aqui não são coisas mirabolantes. O que você precisa fazer é manter um planejamento com cronograma de postagens, diferenciar os tipos de conteúdo, zelar pela qualidade das postagens, interagir com o seu público e manter o seu perfil atualizado.
Essas ações ajudarão você a criar uma boa presença no Instagram e melhorar os seus resultados.
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