
Por: Lizane Lauermann – CEO da Vivva Marketing
Um desafio diário dos empreendedores é dar conta de uma rotina sempre repleta de tarefas. E no meio de tantos afazeres, encontrar tempo para pensar em marketing digital se torna um desafio ainda maior. Essa é uma dor que costumo ouvir de muitas pessoas nas minhas consultorias e palestras. Tanto a falta de tempo, quanto de ideias de conteúdo, acabam, muitas vezes, impedindo a criação e a publicação constante nas redes sociais.
Durante esses anos de atuação, principalmente com pequenas empresas, já me deparei com muitos empreendedores visionários, mas que acabam deixando a desejar no marketing por essas dificuldades que citei. Entretanto, eu sempre digo que é possível fazer, mesmo para quem acha que não tem tempo, nem ideias legais para conteúdos.
O que não podemos é negligenciar a importância do marketing digital e a minha proposta neste artigo para você é: está na hora de mudar o jogo!
Pela minha experiência, afirmo que é possível driblar as dificuldades e fazer o marketing dar certo. Continue a leitura que vou dar dicas práticas para que você possa fazer o seu próprio marketing!
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
Como já falei, o tempo costuma ser um problema para muitas pessoas, mas antes de falar de como você pode ser mais eficiente na administração do tempo, preciso enfatizar um aspecto muito importante: quando falamos em publicações nas mídias sociais, Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras, ter constância é fundamental para ter resultados, que geralmente não são imediatos. Essa é uma estratégia de médio e longo prazos.
Para ter resultado, é preciso ter frequência. Eu sempre faço analogia com academia. Quando você decide praticar uma atividade física, você precisa ter constância nos treinos para, um tempo depois, chegar no resultado que almeja. É a mesma coisa no marketing digital. Se a produção de conteúdo não for regular, não vai gerar resultado.
E isso exige tempo, além de conhecimento. Sei que as equipes nas empresas estão cada vez mais enxutas e multifuncionais. Devido a isso, muitas vezes vamos deixando o marketing de lado para dar conta de atender clientes, organizar o financeiro, fazer compras, etc.
Aí, quando lembramos do marketing, pode já ter passado um ou mais meses, além de surgir a percepção de que é complexo e difícil de fazer. E eu vou mostrar que não é! Vamos às dicas.
Primeira dica
A primeira dica é: organize o seu tempo. Não deixe para definir hoje o conteúdo que você quer publicar hoje. Mas como fazer isso? Planejando com antecedência. Eu sempre oriento a pensar no conteúdo um mês antes de ser publicado. Não é criar, é pensar no que você quer postar, que tipo de conteúdo, o que você vai falar e em que formato, uma imagem, carrossel, reels ou stories. Então, tire algumas horas do mês para definir as pautas e o cronograma das postagens do mês seguinte. Planeje em que dia você fará isso, mas faça no começo do mês para, depois, ter tempo também para produzir o conteúdo.
Quando você administra o tempo você é mais assertivo nas publicações, ou seja, consegue pensar mais estrategicamente no conteúdo. Leve em consideração que o ideal é ter duas publicações por semana no feed e todos os dias nos stories.
Segunda dica
Outra orientação que sempre dou é: reserve um tempo, pelo menos uma vez por mês, para produzir o conteúdo. Bloqueie algumas horas de um dia na sua agenda. Eu, por exemplo, tiro duas horas do mês para gravar os vídeos que são postados nas mídias sociais da Vivva.
Além de ter um conteúdo com mais coerência, planejar e criar com antecedência vai resolver outro problema: o estresse na hora de publicar. Uma das razões que torna o marketing estressante é justamente não saber o que postar e, se você já tem isso planejado, ficará muito mais fácil, leve e até divertido de fazer.
Terceira dica
A terceira e última dica para organizar o tempo é: use ferramentas para programar as publicações. Você não precisa postar todo dia, quando o conteúdo estiver pronto, você pode reservar mais um tempinho para fazer a programação, de acordo com o cronograma definido junto com as pautas do mês.
O Meta Business Suite é uma ferramenta gratuita que atende perfeitamente essa demanda. Com ela, você pode programar o que vai publicar no feed e nos stories, no dia e na hora que você deseja.
Você pode até achar complicado e que é muita coisa no começo, mas com o tempo vira rotina e o marketing se tornará algo agradável de fazer.
Ah! Uma dica extra: as publicações não precisam ser estáticas, você pode mudar durante o mês se achar necessário ou incluir outras para aproveitar trends e assuntos em alta no momento.
ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO
A falta de ideias de conteúdo se resolve também com planejamento! Além disso, claro, acompanhar o que acontece no seu setor, ouvir o que os clientes dizem e perguntam sobre a sua empresa e o seu produto/serviço. As dúvidas dos clientes sempre são excelentes pautas para criação de conteúdo.
Mas calma, tem outras estratégias também que vou te ensinar. Com elas, você vai ter ideias para criar conteúdo sobre qualquer assunto. Você pode dividir o conteúdo por editorias, por exemplo, algo institucional da empresa, falar de promoções e pensar em assuntos que vão reforçar o relacionamento com o seu público.
Outra estratégia é dividir cada tema em várias ideias. Vou exemplificar usando o tema vendas. Divida esse assunto em três: prospecção, oferta e mentalidade de vendas. Depois disso, pegue cada um desses tópicos e faça uma subdivisão em seis categorias: dicas rápidas sobre como usar o seu produto; relate mitos do mercado; mostre erros comuns que acontecem ao usar o produto ou serviço; conte histórias de pessoas que já adquiriram; fale de crenças que podem limitar o uso e dê dicas práticas, com passo a passo, de como fazer o melhor uso do produto ou serviço.
Fazendo isso, você terá sempre muitas ideias para criar conteúdo relevante e consistente. Lembre-se que isso é fundamental para atrair e reter o seu público-alvo e impulsionar os resultados do seu negócio.
É importante falar do seu serviço e produto, mas mais do que isso, você precisa mostrar significado para as pessoas. Por isso, dar dicas e contar histórias, por exemplo, são estratégias de conteúdo importantes. Com elas, você consegue gerar conexão, identificação e aproximação. As pessoas não querem ver panfletagem nas redes sociais, elas querem conteúdos que agregam, além dos que divertem, que também são importantes.
Entregar conteúdo de valor significa acrescentar na vida das pessoas, oferecer algo útil. As pessoas não compram um produto, elas compram uma solução. E fica muito mais fácil você mostrar as soluções que o seu negócio oferece planejando de maneira antecipada como você vai mostrar isso.
APRENDA MARKETING E FAÇA VOCÊ MESMO
Não existe crescimento nas redes sociais sem a criação de conteúdo, mas você não precisa fazer isso sozinho. Aqui na Vivva Educação em Marketing temos mentorias e treinamentos para ajudar você a pensar estrategicamente, criar conteúdo e melhorar seus resultados.
Eu acredito e sempre digo que você é a melhor pessoa para fazer o marketing do seu negócio, pois você é a pessoa que sabe mais do que ninguém sobre ele.
Nas mentorias, nosso time de oito especialistas acompanha você e te ajuda a planejar e executar durante seis meses. Você recebe insights valiosos e pode esclarecer suas dúvidas. Além das mentorias, temos 12 treinamentos presenciais e online para ensinar você a fazer o marketing da sua empresa.
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