
Por: Lizane Lauermann – CEO da Vivva Marketing
Em um mercado cada vez mais competitivo, com grande diversificação de canais, é um desafio conseguir prender a atenção para o seu site ou sua rede social, não é? Para ser mais notado pelo público, uma estratégia é investir em tráfego pago. Com ele, seu anúncio é visualizado, principalmente, por quem já está com intenção de compra e, por isso, as chances de fechar uma venda são bem maiores.
Hoje, o tráfego pago é uma das principais maneiras de fazer marketing no universo digital. Você pode atrair visitantes para uma plataforma específica, como sites, blogs, marketplaces, redes sociais ou lojas online.
Mas, afinal, tráfego pago dá ou não dá resultado?
A resposta é sim, dá resultado. Porém, para que funcione bem, é preciso de estratégias e planejamento.
Quer saber mais? Listamos 10 dicas para ajudar você a vender na internet. Continue a leitura que vamos explicar tudo.
1. Estratégia
Primeiro de tudo, é preciso saber que é necessário ter estratégia. Nenhuma publicação patrocinada dará o resultado esperado se não for bem pensada. Para isso, você precisa conhecer o seu público, saber onde ele está, o que procura, compartilha e consome. Assim, você consegue saber qual o melhor canal para o seu negócio: Meta Ads (Instagram e Facebook), Google Ads, LinkedIn Ads, TikTok Ads, YouTube e Spotify Ads.
Cada canal tem uma finalidade. O Google, por exemplo, tem como principal estratégia, os anúncios por pesquisa, ou seja, aqueles exibidos para quem pesquisou por determinado termo e que já têm intenção de compra. O Meta Ads é como uma panfletagem online, porém, é você que define para qual público você deseja entregar esse conteúdo e qual objetivo você quer com o anúncio: alcance, engajamento ou tráfego. Já o LinkedIn Ads é uma rede de profissionais dinâmicos e influentes e está repleto de tomadores de decisão. Nele, você pode fortalecer a sua marca e criar novas oportunidades de negócio dentro do seu segmento.
Porém, na internet tudo é teste, então defina os canais para fazer o tráfego pago e teste. Quando acertar o público, invista para valer para conquistar leads e convertê-los em potenciais clientes.
2. Delimitar orçamento para campanha
Existem alguns dos aspectos que você deve levar em consideração na hora de fazer um orçamento da sua campanha de tráfego pago, como a capacidade financeira da empresa, orçamento do setor de marketing, tipos de anúncios, projeções de cenários e segmentação escolhida. Por isso, é importante ter uma estratégia definida, como comentamos no primeiro item.
Normalmente, as empresas começam com uma porcentagem entre 5% e 10% de seu faturamento anual. Uma recomendação para quem quer iniciar é investir pelo menos R$10,00 por dia no Facebook e no Instagram, o que totaliza R$ 300,00 por mês.
No Google Ads, não há um valor mínimo fixo, mas um orçamento inicial recomendado é de R$50,00 por dia, ou seja, a partir de R$1.500,00 por mês. No LinkedIn Ads, também é interessante iniciar com um valor a partir de R$50,00 por dia.
Mas lembre-se: tudo depende do tipo de anúncio e dos objetivos da campanha. Sempre é importante testar e averiguar o que funciona melhor para você.
3. Tráfego pago no Meta Ads
Você deve estar se perguntando: mas como fazer, na prática, o tráfego pago? Bom, no Instagram e no Facebook todos os procedimentos são feitos pelo Meta Ads. Primeiro, você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios, pelo seu perfil pessoal no Facebook. Clique em “Campanhas” e ali você vai ver todas as informações da sua conta de anúncios.
Para criar um anúncio:
- Selecione a aba “Campanhas”;
- Clique em “+Criar”;
- Selecione os objetivos, como tráfego, engajamentos, mensagens;
- Dê um nome para sua campanha e clique em “Confirmar”;
- Vá avançando as etapas para definir orçamento, período da veiculação, público e abrangência;
- Selecione a publicação e o canal (Facebook ou Instagram) que você quer promover e siga os passos até clicar em “Publicar”.
Os anúncios sempre serão analisados pela equipe do Facebook e, se aprovados, serão veiculados no período e para a localização que você escolheu. Você pode fazer o acompanhamento do seu anúncio, desativar, excluir ou adicionar verba.
Não se esqueça de criar uma arte bonita, com destaque para a vantagem que o cliente vai ter.
Como o Meta vem se atualizando constantemente, muitas informações e campos acabam sendo modificados com uma certa frequência. Se você precisa de ajuda, a Vivva Educação tem um treinamento exclusivo para mídias sociais, direcionado para tráfego pago no Meta Ads. Entre em contato e acesse agora.
4. Tráfego pago no Google Ads
O Google é uma ferramenta de extrema importância para quem deseja vender seus produtos na internet. Mas, como o Meta, também necessita de uma estratégia com execuções e testes. Para iniciar, você precisa ter uma estrutura de página/site que esteja dentro dos padrões do Google e uma definição do que você deseja que a plataforma lhe entregue.
Com isso em mãos você pode iniciar o processo de criação de uma campanha, que pode ser de vendas, leads, tráfego do site, promoção, reconhecimento, visitas a lojas locais, entre outras.
Vamos ao passo a passo: depois de fazer login na sua conta, clique no quadradinho ao lado da sua foto de perfil e procure por “Google Ads”. Acesse sua conta e clique em “Todas as Campanhas”. Irá parecer um resumo da sua conta e, caso ainda não tenha uma, siga o passo a passo para criá-la. Você terá uma conta assim que criar campanhas nela.
Para criar um anúncio, siga essas etapas:
- Clique em “Nova Campanha”, selecione o seu objetivo e clique em “Continuar”;
- Selecione o tipo de campanha, por exemplo, a opção “Pesquisar”;
- Insira o endereço da web que você gostaria de anunciar, como o seu site ou link de uma página promocional;
- Vá seguindo os passos para criar o nome da campanha, período de veiculação, segmentação de público, abrangência e orçamento;
- Escolha suas palavras-chave para a pesquisa, títulos e descrições do seu anúncio;
- Depois de aprovado, seu anúncio aparecerá na pesquisa do Google.
Lembre-se de diariamente acompanhar seus resultados e verificar as recomendações, pois quanto mais alto elas forem, melhor ficará seu posicionamento no ranking de pesquisas.
A Vivva Educação também tem um treinamento que ensina os detalhes de como criar anúncios e definir estratégias no Google Ads. Entre em contato e acesse agora
5. Tráfego pago no LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Ao anunciar no LinkedIn Ads, você consegue segmentar a campanha exatamente para o seu público-alvo.
Primeiro, você precisa acessar o “Gerenciador de Campanhas”. Se você não tem conta ainda, é bem fácil criar uma. Para acessar o Gerenciador na página inicial do LinkedIn, clique no ícone “Soluções” (aquele quadradinho com pontinhos no canto superior direito) e selecione “Anunciar”. Depois, é só seguir 5 etapas:
- Escolha o objetivo da sua campanha, por exemplo, divulgação da marca ou conversões;
- Selecione os critérios de segmentação;
- Defina um formato de anúncio;
- Estabeleça o orçamento e o período da campanha;
- Analise e otimize a sua campanha.
No próprio LinkedIn você encontra informações de como acessar o “Gerenciador de Campanhas” e um passo a passo para criação de anúncios. Se precisar de ajuda, você também pode entrar em contato com nossa equipe.
6. Redação que vende
Outra etapa muito fundamental para que seus anúncios deem resultado é o texto. A redação precisa ser atrativa, envolver o leitor e despertar o interesse em adquirir o produto ou serviço.
Existem algumas técnicas para fazer textos com essas características. Logo vamos falar delas. Antes, preciso lembrar que para acertar isso é preciso que você conheça bem o seu produto ou serviço, pesquise perfis de empresas do mesmo ramo que o seu, escolha uma forma de linguagem padrão (se vai ser informal, formal ou mais descontraída), defina hashtags e se vai usar ou não emojis.
Independentemente do tipo de linguagem, escreva corretamente, sem erros e sem palavras repetidas. Use sinônimos e prefira uso de frases curtas. Se você conseguir criar os textos com antecedência, terá tempo para alterar caso seja necessário.
Humanize o seu texto, explore emoções, crie valor e conte uma história. Use palavras persuasivas para chamar atenção, por exemplo:
- Como fazer: indica uma dor ou um problema para seu cliente;
- Agora: dá ideia de tempo e de urgência;
- Você: essa palavra cria proximidade;
- Novo: remete a alguma novidade ou diferencial;
- Grátis: todo mundo gosta de coisas gratuitas;
- Comprovado: torna sua informação valiosa e mostra autoridade.
Esses e outros gatilhos mentais podem ser usados para chamar atenção e engajar o leitor. Outra dica é fazer chamada para uma ação, indicando ao leitor o que deve ser feito. É um link ou um botão com uma cor de destaque dizendo: “clique”, “acesse”.
Não se assuste se achar complicado. Esse tipo de texto também exige um pouco de estudo e prática. Na Vivva Educação temos um treinamento específico para redação na web que ajuda a despertar a sua criatividade.
7. Como otimizar campanhas
Outra parte importante para vender na internet é acompanhar tudo o que está sendo feito. Lembra que falamos sobre testar? Além disso, quando as campanhas já estiverem rodando, algumas boas práticas podem ser feitas para sua otimização.
Analise as métricas, observe em quais localidades seu anúncios estão tendo mais acessos e foque nessas áreas. Verifique as faixas etárias com maior número de cliques nos seus anúncios e foque nelas.
No Google, como a busca é por palavras-chave, faça uma análise entre custo x conversões e identifique os termos que lhe oferecem mais vendas e que façam mais sentido com o seu produto ou serviço. Inative as palavras-chave com baixa taxa de cliques e alto custo de conversão.
8. Análise de métricas
Você já deve ter ouvido falar sobre as métricas, não é mesmo? Ao acompanhar as principais delas é possível identificar o impacto das estratégias, conferir os resultados, ver onde precisam ser feitas correções e também identificar oportunidades. Existem diversas métricas, vamos falar de algumas aqui.
Os cliques e visualizações são de extrema importância para entender o desempenho geral da sua campanha. Com esses números, você consegue fazer acompanhamento em períodos específicos e focar os esforços de acordo com os resultados diários.
Acompanhe sempre a Taxa de Cliques (CTR), que mede a eficácia dos anúncios em atrair cliques para um determinado link. Um CTR ideal é de 2% a 5%.
Outra métrica importante é o Custo Por Clique (CPC), o valor médio cobrado por um clique no seu anúncio. Esse valor é calculado dividindo o custo total pelo número de cliques. Um CPC abaixo do valor de conversão é eficaz, pois delimita o valor investido no clique para conseguir a atenção do cliente e uma possível finalização no processo de compra.
A Taxa de Conversão também é um medidor importante em sua campanha. É ela que indica se o lead chegou até o final do seu funil de venda e adquiriu seu produto. Essa taxa varia entre 2% e 5%, dependendo do seu negócio.
9. O que fazer se não estiver funcionando
No marketing digital existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia que combine com as necessidades do seu negócio. O ponto de partida sempre é entender com quem você vai falar, quem você quer atingir e o que você quer vender.
Porém, nem sempre conseguimos acertar de primeira. Se a sua campanha não estiver funcionando, mude a estratégia. Essa é uma grande vantagem do marketing digital: testar até acertar. Por isso, é importante acompanhar as métricas, avaliar e mudar sempre que necessário.
10. Ainda tem dúvidas se dá resultado?
Se você estiver fazendo tudo que o falamos até aqui e mesmo assim não está tendo resultado, fique atento, pois algo está sendo feito de forma errada. Para ter sucesso, é necessário um planejamento bem elaborado, estratégias fortes e eficientes e tudo precisa estar interligado com as metas da sua empresa.
Mas, se você ainda tem dúvidas se tráfego pago dá resultado, dê uma olhada nessa pesquisa da Opinon Box, sobre tendências do e-commerce no Brasil para 2024. O levantamento mostrou que 67% dos entrevistados pesquisam produtos no Instagram antes da compra, 51% no YouTube, 37% no Facebook e 13% no TikTok. Dos entrevistados, 69% já compraram produtos que viram em anúncios nas mídias sociais.
Outra pesquisa, do All Inn, em parceria com a Opinion Box, revelou que 87% dos consumidores já fazem suas compras online, 75% utilizam as redes sociais para buscar produtos e 74% dos consumidores costumam utilizar o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazerem suas compras.
Tráfego pago bem feito, com planejamento e estratégias bem definidas, dá muito resultado. Se você ainda não faz, indico começar o quanto antes.
Quer saber mais sobre o assunto?
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