
Por: Lizane Lauermann – CEO da Vivva Marketing
O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas atualmente, mas não é só isso, é também uma excelente plataforma para alavancar as vendas. Se você ainda não sabe como usar o aplicativo mais baixado no mundo para impulsionar o seu negócio, está na hora de aprender. E você está no lugar certo!
Cada vez mais o WhatsApp Business é uma opção escolhida pelas empresas para complementar e otimizar vendas. Uma estratégia eficaz é aproveitar os recursos desse app, como as listas de transmissão, o status, o chatbot, os recursos multimídia, a vinculação às redes sociais e o catálogo de anúncios.
Você já descobriu no nosso último artigo o poder do WhatsApp Business para promover os seus negócios. Se você ainda não leu, clique aqui e confira o conteúdo. No texto, você encontra dicas especiais para dar os primeiros passos no aplicativo ou para melhorar as suas vendas.
E para poder fazer uso ainda melhor da plataforma, daremos continuidade ao assunto ao longo deste artigo. Se você quer saber mais sobre vendas e como melhorar sua performance no WhatsApp Business, siga a leitura.
Você vai aprender como engajar clientes, qual linguagem utilizar, como fazer pagamentos pelo aplicativo, como avaliar métricas e muito mais. Está preparado? Então vamos lá.
Crie catálogos e anúncios
Para começar essa nossa nova jornada pelo universo do WhatsApp Business, vamos falar um pouco sobre catálogos e anúncios. Os catálogos são uma boa maneira de deixar seus produtos sempre em evidência. Configure essa ferramenta no seu WhatsApp empresarial para exibir e compartilhar produtos e serviços com seus clientes. Inclua, junto com as imagens, informações como nome, preço, descrição, código do produto e link, caso o produto esteja em outra página, como um site. O catálogo comporta mais de 500 itens.
Você pode estar se perguntando: mas como se cria um catálogo? Fique tranquilo, vou explicar o passo a passo. Porém, antes, um recado importante: o catálogo funciona como a vitrine de uma loja, ele é a sua vitrine virtual de vendas e será exibido no perfil comercial da empresa. Então, capriche nas imagens e nas informações.
Veja o passo a passo para criar o catálogo:
- Abra o WhatsApp Business e toque em “Mais opções” (aqueles três pontinhos no canto superior da tela);
- Clique em “Ferramentas comerciais”;
- Depois, em “Catálogo”;
- Ao clicar em Catálogo, abrirá uma janela para “Adicionar item”, toque nela e, em seguida, em “Adicionar imagens”. Você pode adicionar até 10 imagens por produto, escolhendo da galeria ou tirando uma foto com a câmera.
- Preencha todas as informações sobre os produtos: preço, descrição, link e código do produto, se houver.
- Importante: coloque um título em cada produto;
- Toque em “Salvar”.
Após salvar o seu catálogo, as imagens carregadas estão sujeitas a uma análise para confirmar que a imagem, produto ou serviço estão de acordo com a política comercial do WhatsApp. Depois da análise e aprovação, o catálogo estará disponível para divulgação. Caso um item seja recusado, será exibido um ícone com sinal de exclamação ao lado da imagem.
Você pode enviar um ou mais produtos que estão cadastrados para os seus contatos ou para uma lista de transmissão. Isso evita o envio de muitas fotos, o que exige um celular com bastante memória, além de melhorar a experiência do cliente.
Se o produto mudar ou sair do estoque, você pode fazer alterações nas informações. Mas lembre-se de manter os catálogos sempre atualizados.
Para enviar o catálogo, siga essas orientações:
- Clique no ícone de clips, o mesmo que usamos para enviar imagens, vídeos e documentos;
- Selecione a opção catálogo;
- Escolha um ou mais produtos que você queira compartilhar;
- Toque no ícone “Enviar”.
Para excluir um produto, entre no catálogo, toque na imagem do produto e, em seguida, no ícone de apagar. Se você só quiser ocultar um item, o procedimento é parecido. Já no catálogo, toque no produto, em “Mais opções” e depois em “Ocultar”.
O catálogo deixará o seu WhatsApp mais profissional e mais organizado, ajudará na agilidade para enviar produtos e, consequentemente, na conversão de vendas.
Outra opção é criar anúncios focados em seu público e estratégia. Isso pode ser feito pelo gerador de anúncios do Facebook (você pode vincular sua conta do WhatsApp com as redes sociais, falamos sobre isso no outro artigo, que comentamos no começo deste texto). O objetivo pode ser iniciar uma conversa pelo WhatsApp Business, direcionar para um produto ou serviço ou para uma venda específica.
Mas, atenção: faça anúncios interativos (imagens, vídeos, áudios), que direcionem o cliente para fazer alguma coisa. Você também pode trazer senso de urgência para convencer o cliente a falar de imediato com você, por exemplo: “acesse agora com desconto”.
Aprenda o passo a passo para criar anúncios no WhatsApp Business com uma conta do Facebook:
- Toque no ícone “Mais opções” (aquele dos 3 pontinhos), em “Anunciar no Facebook” e depois em “Começar”;
- Selecione uma foto salva no seu celular, um item do catálogo ou uma atualização do status que você deseja anunciar;
- Toque em “Avançar”;
- Clique em “Entrar” e insira seu login do Facebook;
- Selecione o valor total diário, a duração e o público e toque em “Avançar”;
- Use sua conta do Facebook para selecionar uma forma de pagamento;
- Revise o anúncio;
- Toque em “Criar anúncio”.
Da mesma forma que o catálogo, o anúncio está sujeito a uma aprovação e, depois de aprovado, será exibido na seção “Gerenciar anúncios”.
Os anúncios podem ser veiculados no Facebook e no Instagram para que as pessoas possam iniciar uma conversa com sua empresa pelo WhatsApp.
Viu só como é importante usar todos os recursos do WhatsApp Business e manter suas redes sociais sempre atualizadas?
Use linguagem apropriada e faça automações
Para potencializar ainda mais o seu negócio, utilize uma linguagem natural, clara, amigável e profissional em todas as suas interações, evitando abreviações excessivas.
As mensagens não precisam ser sempre formais, tudo dependerá do público. Por isso, é importante conhecer o seu público-alvo para saber que tipo de abordagem utilizar. Dependendo do seu mercado de atuação ou do produto, use uma linguagem mais descontraída e emojis. Avalie também como as pessoas recebem imagens, áudios e vídeos.
Personalize as mensagens. Isso inclui o uso do nome do cliente, detalhes sobre compras anteriores ou outra informação relevante que você tenha disponível.
E também muito importante: não esqueça de agradecer. Assim como mensagens de saudação, envie mensagens de agradecimento. Quando feitos de forma personalizada, os agradecimento deixam os clientes felizes e aumentam o nível de confiança no vendedor e na marca.
Você pode fazer tudo isso automatizando as mensagens de saudação, de agradecimento e de informação de horários de atendimento para fazer o primeiro contato com o cliente. Depois, dê continuidade às conversas, usando sempre a sua maneira natural de dialogar e mais próxima possível do perfil do cliente.
Explore o pagamento pelo app
Se você iniciou uma conversa, divulgou um produto e o cliente decidiu pela compra, nada melhor do que oferecer a ele o pagamento pelo próprio aplicativo. Quando você direciona o cliente para outro canal, existe a chance dele desistir da compra no meio do caminho. Nesses casos, o pagamento pelo WhatsApp Pay é uma opção para facilitar a jornada do cliente.
Para usar essa opção, você precisa vincular sua conta bancária à plataforma de pagamentos do WhatsApp Business. Com isso feito, o processo é simples: você digita o valor a ser cobrado e toca em “Enviar solicitação de pagamento” ou algo similar, dependendo da sua região. O cliente receberá uma notificação e poderá efetuar o pagamento usando a plataforma de pagamentos integrada. Também é possível integrar outras ferramentas e usar links de pagamento do MercadoPago, PagSeguros e outros.
Cultive o relacionamento
Relacionamento é a base para manter os clientes, seja na internet ou presencialmente. Isso vale também para o WhastApp. As pessoas usam o aplicativo diariamente para conversar e se relacionar e nos perfis empresariais não deve ser diferente.
Não use apenas para divulgar produtos e serviços. Faça também perguntas pertinentes e ouça o que o cliente tem a dizer. Demonstre que você está interessado nas opiniões e necessidades dele. Responda sempre o mais rápido possível.
Com base nessa relação e nos feedbacks que receber, faça ofertas personalizadas. Você pode não vender no primeiro contato, mas estará no caminho certo para converter uma venda.
Capacite a sua equipe
Esse aspecto é muito importante, pois não adianta você ter um super planejamento de relacionamento e vendas pelo WhatsApp se não estiver com o seu time preparado para atuar junto com você.
Ter equipe preparada para fazer a abordagem correta é fundamental. Procure oferecer treinamentos sobre empatia, como solucionar problemas com agilidade, o que fazer em situações de conflitos, como inovar no atendimento e em outros aspectos que considerar relevantes.
Você não faz nada sozinho, lembre-se de sempre incluir e investir no seu time.
Feedbacks sempre são importantes
Outro aspecto que não pode ficar de fora do seu planejamento é obter feedbacks dos clientes. O WhatsApp é uma excelente ferramenta para isso. Você pode pedir um retorno de maneira bem informal, junto com uma conversa, mas também pode fazer, por exemplo, uma lista de transmissão com os consumidores que efetuaram compras dentro de um determinado período e perguntar como foi a experiência, quais os pontos negativos e positivos, como foi o pós-venda, a satisfação com o uso do produto, entre outros questionamentos. Use as respostas para aperfeiçoar o seu negócio.
Tenha uma rede de contatos qualificadas
De nada adianta fazer tudo o que descrevi até aqui se você não tiver uma lista de contatos qualificada. Organize os contatos que você tem de clientes e potenciais clientes que já ofereceram seus números de telefone. Não envie mensagens de maneira generalizada, isso pode ser um tiro no pé. Além das pessoas não gostarem, o próprio WhatsApp pode entender que essas mensagens são spam.
Mais uma vez, conhecer o público, ter estratégia para conseguir os contatos, enviar mensagens de forma personalizada e cultivar relacionamento saudável com as pessoas são requisitos fundamentais.
Dê atenção às métricas
Por último e não menos importante, faça análise de dados. Uma das grandes funcionalidades do WhatsApp Business é a possibilidade de verificar métricas. O app fornece informações como a quantidade de mensagens que foram enviadas, quais foram entregues aos clientes e quais foram lidas pelo usuário.
Não tome decisões baseadas em achismo, avalie todas as informações possíveis. Isso ajudará na tomada de decisões para acertar nas estratégias e turbinar suas vendas.
E então, está pronto para promover seu negócio pelo WhatsApp?
O WhatsApp Business é uma ferramenta valiosa e entender como usá-lo da melhor maneira possível pode ser um divisor de águas para o seu negócio.
Essa plataforma entra em todas as etapas da jornada do cliente, desde a descoberta, até a consideração, compra, serviço e reengajamento. Mas para que funcione, você precisa ter estratégia e planejamento.
Responda as mensagens dos clientes o mais rápido possível para manter um bom relacionamento e demonstrar profissionalismo. Lembre-se: a automação das respostas é apenas para um primeiro contato, quando você não estiver disponível.
Certifique-se de que as mensagens enviadas para suas listas de transmissão sejam relevantes e forneçam valor aos clientes. Evite enviar apenas mensagens de venda direta. Considere incluir dicas úteis, informações exclusivas, descontos especiais ou conteúdo relevante para engajar seus clientes.
Use os recursos que o WhatsApp Business disponibiliza, como a criação de catálogos e anúncios, pagamento pelo app e avaliação das métricas. Dê atenção à linguagem e leve em consideração os retornos que receber dos clientes para aprimorar o seu negócio.
Esteja atento às atualizações do WhatsApp. Elas sempre trazem novas ferramentas para melhorar o relacionamento e a performance.
Tenha isso sempre em mente: o WhatsApp Business é uma poderosa ferramenta de vendas, mas o sucesso depende de adaptar essas estratégias às características e objetivos individuais de cada empresa.
Comece a agir agora mesmo
Se você ainda não usa o WhatsApp Business ou usa e quer aprimorar, tenho mais uma dica: aqui na Vivva Marketing temos treinamentos e palestras sobre o assunto, com o passo a passo para você configurar o WhatsApp Business, aprender a vender pelo aplicativo e descobrir o poder da plataforma para promover seus negócios!
Entre em contato e saiba mais.